No último ano de faculdade a preocupação é sempre a realização da monografia, que é o trabalho final para conclusão do curso. A aluna de jornalismo da faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte Adriana Santos Costa já deu início ao seu projeto e disse, em entrevista, sobre as dificuldades que enfrentou para a delimitação do tema e o que espera do desenvolvimento de seu trabalho.
Adriana falou sobre seu tema que é sobre a abordagem sobre jornalismo opinativo nos telejornais, e disse que delimitou o seu tema após o início das aulas, com as aulas da disciplina “projeto experimental I”, que é destinada exatamente para o desenvolvimento do trabalho. Ela escolheu este tema para analisar a produção dos programas, e delimitar quando há interpretação e quando há indução de opinião nos mesmos, criticando a abordagem e os segmentos escolhidos pelos produtores.
Ela ainda está pesquisando sobre livros que falem sobre o seu tema, ainda não encontrou algum livro, documento, arquivo, ect, que se baseia em seu assunto. Ela afirma sobre a dificuldade de encontrar as bibliografias necessárias para o desenvolvimento de sua monografia, que se torna mais difícil pela falta de tempo que possui. “Conciliar todas as atividades da faculdade, entre trabalhos e provas, com a vida pessoal não é fácil, imagino quem ainda trabalha”, comenta Adriana.
Como até o exato momento a sua sala não realizou algum projeto para realizar um baile de formatura, Adriana disse que fica triste, mas que tem esperança de fechar negócios com algum buffet mais barato pra que assim possa ter sua tão sonhada festa de conclusão de curso, para comemorar com pessoas queridas a finalização de uma etapa muito importante e especial de sua vida.
Confira também a entrevista que a jornalista Pollyanna Marques fez com Thiago Villas Boas sobre arquitetura em Belo Horizonte